Conclave: para quais times torcem os oito cardeais brasileiros?
O conclave para definir o sucessor do Papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril, começou nesta quarta-feira (07/05), na Capela Sistina, no Vaticano, na Itália. Dos 133 cardeais com direito a voto, sete são brasileiros. Além deles, há um oitavo, maior de 80 anos, que não pode votar, mas que pode ser eleito papa. Apesar disso, nenhum deles é apontado pelos especialistas como favorito ao cargo.
Mesmo assim, em situações como essa, vários temas sempre surgem como dúvidas e curiosidades para os brasileiros. Uma delas é o time do coração de cada um dos papáveis. Durante os 12 anos em que ocupou o trono de São Pedro, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nunca escondeu sua paixão pelo São Lorenzo, um dos principais e mais tradicionais clubes da Argentina.
Sócio-torcedor do Ciclón, Jorge Mario Bergoglio chegou ao papado com sua carterinha. Além disso, em 2014, um ano após ter se tornado papa, o argentino viu o San Lorenzo chegar ao maior título de sua história: a Copa Libertadores da América, sob o comando de Edgardo Bauza. Mas, afinal, para qual time torce cada um dos brasileiros presentes no conclave para suceder Francisco?
Dom Jaime Spengler (arcebispo de Porto Alegre) – Internacional
Dom João Braz de Aviz (arcebispo emérito de Brasília) – Palmeiras
Dom Leonardo Ulrich Steiner (arcebispo de Manaus) – Criciúma
Dom Odilo Scherer (arcebispo de São Paulo) – Athletico-PR e Santos
Dom Orani João Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro) – Santos
Dom Paulo Cezar Costa (arcebispo de Brasília) – Vasco
Dom Raymundo Damasceno Assis* (arcebispo emérito de Aparecida-SP) – Botafogo
Dom Sergio da Rocha (arcebispo de Salvador) – Palmeiras
( Mais Goiás – Foto: Arquidiocese de Brasília )