Com apenas 17 anos, silvaniense Yuri Aurélio se destaca como promessa da música clássica
O jovem silvaniense Yuri Aurélio, de 17 anos, tem se destacado no cenário cultural da região da Estrada de Ferro. Aluno da Escola Pianíssimo, Yuri foi um dos destaques da abertura do projeto cultural Maria Quitéria: Quebrando Barreiras, da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB.
Desde cedo, Yuri demonstrou afinidade com a música. O primeiro contato veio aos 10 anos, quando ia à igreja com a avó. Lá, ele se encantou com o som do teclado tocado por Ricardo Guerra, que se tornou seu professor e incentivador.
“Comecei a me interessar quando vi o Ricardo tocando teclado. Perguntei se ele poderia me ensinar, sem nem saber que ele era professor. Hoje ainda sou aluno dele e tenho aula toda semana”, contou Yuri em entrevista ao Giro da Notícia.
O jovem pianista revelou que, embora tenha interesse por instrumentos como violão e guitarra, seu foco principal é o piano. Em casa, pratica em um piano elétrico e estuda a leitura de partituras. O apoio familiar, segundo ele, foi fundamental.
“Desde cedo, minha mãe me ajudou muito. Quando viu que eu gostava de piano, me deu um para treinar e já me colocou nas aulas. Até hoje ela me incentiva e até pesquisa músicas novas pra mim”, contou.
Além das apresentações em Silvânia e Vianópolis, Yuri também já ministrou oficinas em Orizona, compartilhando seu conhecimento com outros jovens.
O maestro e professor Ricardo Guerra acompanha Yuri desde o início da trajetória:
“Começamos antes da pandemia, ele demonstrou desde as primeiras aulas um talento incomum e grande interesse pela música erudita. É um prodígio. Ele tem uma facilidade de aprendizado que vai além, é claramente um talento extraordinário.”
( Fonte: Portal Rio Vermelho FM – Foto: Acervo da Família )