Câmara de Silvânia propõe tombamento de árvore na Praça Rui Barbosa
Foi apresentado, na Câmara de Silvânia, um Projeto de Lei que prevê o tombamento de uma árvore da espécie Sapucaia (Lecythis pisonis), localizada na Praça Rui Barbosa. A proposta, é das vereadoras Alba Stefênia (UB) e Tatiane Duarte (UB) e visa proteger o exemplar.
De acordo com o texto da propositura, a árvore passa a ser protegida integralmente, ficando proibidos o corte, a supressão, a poda drástica, danos ou qualquer tipo de intervenção que comprometa sua integridade física, biológica ou paisagística. Exceções só serão permitidas em casos de risco iminente à vida, mediante comprovação por laudo técnico emitido por engenheiro florestal ou biólogo.
O projeto também determina que, caso seja necessária alguma intervenção mínima para manejo ou tratamento da árvore, a ação deverá ser previamente autorizada pelo órgão ambiental municipal competente e acompanhada de relatório técnico.
Segundo o servidor da prefeitura de Silvânia, Miguel, a unidade foi plantada pela Sra. Noemi Leite, antiga moradora das imediações da praça. Ele também relatou que duas espécies foram plantadas no Ginásio Anchieta, pelo Pe. Leandro.
“Essa planta foi a Noemi quem plantou, em frente a casa dela, por ser uma árvore muito bonita. A gente tem preservar e prestar essa homenagem à Noemi”, disse.
A Sapucaia é uma espécie nativa da Mata Atlântica e do Cerrado, reconhecida por sua longevidade, resistência e relevância ecológica. Além de contribuir para o equilíbrio climático e servir de abrigo para a fauna, ela desempenha papel fundamental na manutenção da biodiversidade urbana.
Segundo o texto do projeto, a árvore da praça Rui Barbosa, é reconhecida pela comunidade como parte da história da cidade, sendo um marco paisagístico e ponto de referência para gerações de moradores.
As vereadoras destacam que a apresentação do projeto atende a um pedido de moradores da região. O projeto aguarda para ser votado em plenário.
( Fonte e Foto: Portal Rio Vermelho )

