Asfalto Silvania / Bela Vista começa em setembro e inclui construção de uma ponte no Rio dos Bois
O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag) lança este ano, já a partir de setembro, quatro frentes de trabalho para a pavimentação de rodovias no Estado. A novidade foi apresentada pelo presidente do instituto, Armando Rollemberg, durante o workshop Ifag Ifra GO, realizado nesta terça-feira (19), com as presenças de autoridades estaduais e municipais, produtores rurais e imprensa.
Segundo cronograma previsto, o Ifag pretende dar também a ordem para a implantação dos canteiros de obras das rodovias GO-147 ( Silvânia / Bela Vista de Goiás ) e GO-461 entre final de setembro e início de outubro. O processo para essas intervenções está em fase de análise e recebimento de propostas das empresas interessadas em conduzir as intervenções.
Para as demais rodovias que fazem parte do Termo de Cooperação, a GO-178 (trecho 2), GO-206 e GO-220, o Ifag aguarda o envio, pela Agência Goiana de Infraestrutura (Goinfra), dos anteprojetos, a partir dos quais se iniciam os procedimentos de seleção e contratação das empresas. A intenção do instituto e vencer a burocracia ainda em 2025 para que as obras se iniciem imediatamente após o período chuvoso, em 2026.
Novidade, o Ifag também discute com o governo estadual um aditivo ao Termo de Cooperação para a inclusão da pavimentação de cinco novas rodovias. São elas a GO-435, a GO-206, a GO-439, a GO-455 e a GO-341. A ambição é, a partir da formalização do aditivo e do recebimento do anteprojeto – responsabilidade da Goinfra –, conduzir rapidamente a seleção e a contratação das empresas para que as obras tenham início também após as chuvas.
Na Região da Estrada de Ferro, a GO-147 vai receber pavimento em toda extensão do trecho de 46,26 quilômetros entre Bela Vista de Goiás e Silvânia (entroncamento da GO-010 até a GO-330), com investimentos de R$ 170 milhões – incluída uma ponte de concreto de 50 metros sobre o Rio dos Bois. Início das obras em setembro de 2025 e execução em 19 meses.
Nos primeiros dias de setembro, a GO-180 começa a receber intervenções em um trecho de 32,88 quilômetros entre os entroncamentos da GO-467 e da GO-306, no Sudoeste Goiano. A obra está orçada em R$ 138 milhões e já prevê a construção de uma ponte de concreto de 60 metros sobre o Ribeirão Ponte de Pedra. O projeto estipula em 31 meses o prazo de execução integral da obra.
A pavimentação da GO-178, também na Região Sudoeste, foi dividida em dois lotes. O primeiro, com início em setembro, compreende 38,8 quilômetros no trecho entre os entroncamentos da BR-364 e da GO-306 e vai custar R$ 130 milhões. O prazo de execução é estimado em 21 meses.
As obras do segundo lote aguardam a remessa do anteprojeto pela Goinfra e devem começam em 2026, imediatamente após o período chuvoso. Serão 46,5 quilômetros do entroncamento da GO-306 até o município de Itarumã. O investimento será de R$ 184 milhões e inclui uma ponte de 100 metros em concreto armado sobre o Rio Verde. O prazo também é de 21 meses.
Os 52,35 quilômetros da GO-461 entre os entroncamentos da GO-194 e da GO-221, no Sudoeste Goiano (Doverlândia), também serão asfaltados a partir de 2026 ao custo de R$ 108 milhões. A intervenção deve durar 21 meses.
Com relação ao cronograma de execução das obras, o presidente Rollemberg afirmou que pretende reunir-se com as empresas selecionadas para solicitar a redução de prazos e antecipar as entregas.
Também aguardam a revisão dos anteprojetos as obras da GO-206. Serão 68,37 quilômetros do entroncamento da GO-178 até a GO-184, no Sudoeste Goiano. Já a GO-220 receberá 45,20 quilômetros do entroncamento da GO-341 até Perolândia. O início é planejado para 2026, também ao fim das águas.
As que aguardam o aditivo ao Termo de Cooperação são a GO-435, trecho entre a BR-414 (B) e a BR-251 (B), entre Cocalzinho e Padre Bernardo; a GO-206, em Chapadão do Céu; a GO-439, em Pilar de Goiás; a GO-455, trecho entre BR-153 e o Trevinho de Colinaçu (Pau Terra); e a GO-341, em Perolândia.
Fundeinfra
O Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) foi instituído pela lei nº 21.670/22 e é regulamentado pelo decreto nº 10.241/23. É gerido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e tem destinação exclusiva para obras de infraestrutura que atendam ao setor agropecuário: infraestrutura agropecuária; modais de transporte (rodovias, aeródromos); recuperação, manutenção e pavimentação de rodovias; sinalização, pontes e bueiros; edificação e operacionalização de aeródromos.
O Fundeinfra possui autonomia administrativa, contábil e financeira, com o objetivo de garantir a aplicação transparente dos recursos em projetos infraestruturais.
( Fonte e Foto: Comunicação IFAG. )