Artista silvaniense, Sylvana Lobo expõe suas obras durante mostra no Rio de Janeiro
Está aberta até o dia 17 de maio, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, a exposição Oscilar e Realidade, que reúne obras das artistas Sylvana Lobo e Flávia Metzier. Aberta em 02 de abril, a mostra apresenta mais de 50 pinturas das duas artistas que reescrevem e ressignificam aspectos do movimento estético-artístico do surrealismo.
Flávia e Sylvana exploram narrativas visuais onde transformação e a subjetividade emergem como forças centrais. Elas constroem universos povoados por figuras metamórficas que transcendem a realidade e convidam o espectador a uma imersão em territórios oníricos e simbólicos.
Sylvana Lobo é silvaniense, filha de Pedro Donizete Lobo e Rosimar Tavares Cotrim. Foi aluna do Instituto Auxiliadora onde fez o ensino fundamental. O primeiro ano do ensino médio foi no Colégio Estadual Professor José Paschoal da Silva, aqui mesmo em Silvânia. Em seguida foi para Goiânia onde concluiu o ensino médio no Colégio Visão. Em 2005 graduou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Mesmo antes da formatura, já teve sua arte reconhecida e desde 2002 participa de exposições individuais e coletivas com trabalhos nas linguagens de pintura, fotografia e objeto.
Sylvana já residiu em Brasília e atualmente mora no Rio de Janeiro, onde trabalha no Arquivo Nacional, órgão do governo federal que tem por objetivo a gestão do patrimônio documental do país.
O interesse pela arte vem desde criança e com o apoio da mãe Rosimar e incentivo da Artista e vizinha Carmem Silva, começou a “brincar de pintar” descobrindo posteriormente a arte contemporânea, ingressando assim na Universidade.
As obras de Sylvana Lobo já foram expostas em coletivas e individuais em Brasília, Goiânia, Anápolis, Jataí, São Paulo, Londrina, Florianópolis e em Quito, no Equador.
Em 2019 os quadros de Sylvana Lobo foram expostos em mostra individual na Casa Brasil, em Madri, na Espanha. Já em 2023 apresentou suas obras na exposição individual ” Boas Práticas em Domesticação” no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.