Ano letivo começa com cursos técnicos em tecnologia em escolas de Silvânia, Bonfinópolis e Bela Vista de Goiás
Alunos da rede estadual começaram as aulas nesta segunda-feira (22/01) com uma novidade: a possibilidade de fazer um curso técnico em tecnologia de forma conjunta com o ensino médio.
O programa Jornada para o Futuro vai funcionar de forma piloto nas cinco unidades das Escolas do Futuro de Goiás e em 14 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) de 12 cidades.
O programa é desenvolvido numa parceria entre as secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e de Educação (Seduc), oferecendo o curso de Desenvolvimento Web e Cibersegurança.
São quatro módulos no total: Desenvolvedor em Front-End, Desenvolvedor em Back-End, Assistente em Cibersegurança, e Assistente em Cloud Computing.
“Com essa iniciativa, muitos de nossos jovens sairão preparados para conquistar uma vaga em uma das áreas que mais cresce no mundo, que é a de tecnologia”, afirma a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli.
Ao finalizar cada um dos módulos, os estudantes receberão um certificado de qualificação que já permite que entrem no mercado de trabalho nessas áreas específicas. Estudantes do 1º ano irão fazer todos os módulos do curso enquanto ainda estão no ensino médio e, ao final, sairão com o diploma.
Já os alunos do 2º e 3º ano também poderão fazer módulos da formação técnica em Desenvolvedor Front-End e Desenvolvedor Back-End.
O programa piloto está presente em 12 cidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso, onde há unidades das Escolas do Futuro; assim como Trindade, Itumbiara, Bonfinópolis, Silvânia, Bela Vista de Goiás, Rubiataba e Palmeiras de Goiás. ( Fonte: Agência Cora de Notícia )

