Exames descartam casos de coronavírus em Silvânia e Vianópolis

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira, 10 de março, a Secretaria Municipal da Saúde informa que está descartada a suspeita de coronavírus em paciente atendida no Hospital de Silvânia. Segundo a nota, o exame realizado para COVID-19 “foi não detectável para a presença do vírus”. A amostra foi analisada no Laboratório Central de Saúde Pública, LACEN, em Goiânia.

A paciente, uma silvaniense de 27 anos, foi atendida no Hospital Nosso Senhor do Bonfim na noite de sábado, 07, apresentando sintomas compatíveis com o novo coronavírus. A mulher estava em visita a parentes em Silvânia quando apresentou os sintomas. Recentemente, ela visitou diversos países na Europa. Ela foi encaminhada para o HDT, Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia, onde está internada.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que após ser notificado, foram coletadas amostras do caso suspeito e enviadas para o LACEN, em Goiânia, onde aguardavam a triagem e análise.

Em entrevista ao repórter Paulo Renner, da Rio Vermelho FM, no domingo, 08 de março, a mulher confirmou que esteve na unidade de saúde de Silvânia com os sintomas e que retornou recentemente de uma viagem por alguns países da Europa. Ela informou que já fez os exames no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia e achou normal o procedimento adotado pelos técnicos do Hospital Nosso Senhor do Bonfim de Silvânia. Segundo ela, em uma análise preliminar, o médico que a atendeu no HDT afirmou que há a possibilidade de ser apenas uma forte gripe ou pneumonia, mas que o procedimento adotado é necessário pelo histórico de viagem à Europa.

Durante a entrevista, a mulher informou que seu estado de saúde era estável com pouca febre e tosse. Ela disse que foi medicada em Silvânia e em Goiânia.

Ela contou ao repórter Paulo Renner que viajou por países da Europa Ocidental que possuem um clima temperado e com o retorno ao Brasil, a mudança climática pode ter provocado problemas respiratórios, o que a princípio afasta o risco do novo coronavírus.

A mulher, de 27 anos disse que não chegou da Europa com os sintomas e, que só após alguns dias em Silvânia, começou a sentir os cinco sintomas preconizados pelo Ministério da Saúde. Ela completou informando que os países que visitou na Europa não registram casos da doença e que os exames são apenas para descartar de vez o risco.

Confira abaixo, na íntegra, a nota oficial divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde:

Nota oficial

A Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia informa que, por critério laboratorial, o caso suspeito de COVID 19, foi descartado. O PCR para COVID 19 foi não detectável para a presença do vírus. A amostra foi analisada no Laboratório Central de Saúde Pública- LACEN-GO. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que as medidas de proteção para o COVID 19 são:

 Lave as mãos com frequência, com água e sabão, Ou então higienize com álcool em gel 70%;

 Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

 Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.

 Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

 Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

 Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

As pessoas que tiverem histórico de viagem a locais com transmissão e/ou foram contatos de casos suspeitos ou confirmados devem estar atentas ao aparecimento de febre e sintomas respiratório.

Wilainy Aparecida Alves

Coordenação Núcleo de Vigilância Epidemiológica

Flávia Dalila da Silva Carvalho

Secretária Municipal de Saúde

VIANÓPOLIS

A Secretaria de Saúde de Vianópolis, por meio de nota oficial, informou que a suspeita de coronavírus em Vianópolis foi descartada.

A mulher vinda da França, que procurou por atendimento médico no Hospital São Sebastião, realizou exame específico para detecção do coronavírus, mesmo após ter passado o chamado período de quarentena. Na data de hoje, o resultado foi divulgado, descartando a existência desta doença viral.

Em nota, a secretária municipal de saúde, Juliana Vitor de Freitas, solicitou que todo aquele que tenha viajado para o exterior e/ou que tenha tido contato com algum caso suspeito, procure atendimento médico quando apresentar febre junto com algum outro sintoma de infecção pelo coronavírus, que pode ser desde um resfriado simples até uma pneumonia mais grave.

Fonte: Rio Vermelho FM e Correspondente Vianopolino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *