Procedimento adotado com paciente com sintomas do coronavírus em Silvânia está dentro do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde

Uma mulher, de 27 anos, foi atendida na noite de sábado, 7, no Hospital Nosso Senhor do Bonfim, em Silvânia, com sintonas parecidos ao novo coronavírus.

Segundo a secretária de saúde do município, Flávia Dalila,  a paciente vinha de histórico retorno  de viagem de quatro meses a países da Europa e que os sinais “eram compatíveis com os sintomas do novo coronavírus e por isso se enquadra nos critérios de notificação preconizados pelo Ministério da Saúde e que o hospital de Silvânia seguiu o protocolos para casos suspeitos”.

A paciente foi recebida pela equipe do hospital e após exames iniciais foi encaminhada para o Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia, onde serão feitos os exames determinados pelo Ministério da Saúde.

Em entrevista ao repórter Paulo Renner, da Rio Vermelho FM, a mulher confirmou que esteve na unidade de saúde de Silvânia com os sintomas e que retornou recentemente de uma viagem por alguns países da Europa.  Ela informou que já fez os exames no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia e achou normal o procedimento adotado pelos técnicos do Hospital Nosso Senhor do Bonfim de Silvânia.  Segundo ela em uma análise preliminar o médico que a atendeu no HDT afirmou que a possibilidade de ser apenas uma forte gripe ou pneumonia, mas que procedimento adotado é necessário pelo histórico de retorno de viagem à Europa. Segundo ela o resultado do exame sai na tarde desta segunda-feira, 9 de março.

Durante a entrevista a mulher informou que seu estado de saúde é estável com pouca febre e tosse. Ela disse que foi medicada em Silvânia e em Goiânia.

Ela contou ao repórter Paulo Renner que viajou por países da Europa Ocidental que possuem um clima temperado e com o retorno ao Brasil e mudança climática pode ter provocado problemas respiratórios, o que a princípio afasta o risco do novo coronavírus.

A mulher, de 27 anos disse que não chegou da Europa com os sintomas e que só após alguns dias em Silvânia começou a sentir os cinco sintomas preconizados pelo Ministério da Saúde. Ela completou que informando que nos países que visitou na Europa não registram casos da doença e que os exames são apenas para descartar de vez o risco.

 

Abaixo a íntegra da Nota Oficial da Secretaria de Saúde de Silvânia sobre o caso.

“ A Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia informa que, deu entrada no hospital Nosso Senhor do Bonfim, no dia 07/03/2020- Paciente com historia de retorno de viagem da Europa, com Sintomas compatíveis com o COVID19. A paciente enquadra nos critérios de notificação para COVID 19 conforme preconizado pelo ministério da saúde. O caso Suspeito foi Notificado, foram coletadas pela equipe do laboratório Municipal de Silvania- SILAB – As amostras para o exame. As amostras foram enviadas ao LACEN – GO, onde aguarda triagem e analise. As medidas de controle foram tomadas, O núcleo de vigilância esta contactando os contatos e monitorando. Paciente foi encaminhada ao HDT pela equipe do Hospital Nosso Senhor Do Bonfim, onde permanece internada.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que as medidas de proteção são:

· Lave as mãos com frequência, com água e sabão, Ou então higienize com álcool em gel 70%; · Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

· Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.

· Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

· Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

· Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados. As pessoas que voltaram de viagem e/ou foram contatos de casos suspeitos ou confirmados devem estar atentas aos sintomas: Febre, Tosse e dificuldade para respirar. Ao perceberem os sintomas deverá comparecer a unidade de saúde mais próxima.

Wilainy Aparecida Alves

Coordenação núcleo de Vigilância Epidemiológica

Flávia Dalila da Silva Carvalho

Secretária Municipal de Saúde”

 

 

 

 

 

 

Um comentário em “Procedimento adotado com paciente com sintomas do coronavírus em Silvânia está dentro do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde

  • 9 de março de 2020 em 13:53
    Permalink

    Gosto da forma objetiva e responsável que o editor aborda as matérias.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *