Governo de Goiás inaugura 20 novos leitos de internação no CRER
“É um hospital referência não só em Goiás, mas no cenário nacional. A demanda não é apenas da população goiana, extrapola o Estado. São milhares de pessoas que vêm de estados vizinhos”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado na inauguração de 20 leitos de internação no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). Caiado visitou as novas instalações e conversou com pacientes e funcionários da unidade.
Ao todo foram abertos 20 novos leitos de internação, sendo 15 destinados à reabilitação de pacientes com lesões decorrentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), vítimas de trauma raquimedular ou pessoas com deficiência. Os outros cinco leitos são destinados para pacientes em atendimento cirúrgico.
Hoje, o Crer atende cerca de 1.700 pacientes e realiza aproximadamente 4.200 procedimentos por dia. “Aqui o paciente do SUS é tratado em um ambiente de hospital de referência. O Crer é humanizado, tem o melhor padrão e a melhor prática da medicina”, elogiou o governador.
O vice-governador Lincoln Tejota fez um agradecimento especial à equipe do Centro de Referência. Contou que sua mãe foi uma das pacientes atendidas pelo Crer, depois de sofrer um AVC. “Eu vim aqui nesta manhã para agradecer, especialmente pelo carinho que vocês têm com cada paciente. Agradeço em nome de uma pessoa que foi paciente e viu a melhora conquistada com o trabalho de vocês, a minha mãe. Vocês mudaram a minha vida e sei que estão mudando várias outras vidas no Estado de Goiás”, destacou.
Ao percorrer as instalações, Caiado exaltou a qualidade dos novos equipamentos e da estrutura oferecida pelo Crer. “Temos enfermaria com camas com todos os recursos para atender pacientes graves, banheiro próprio, ar condicionado, acesso à televisão. Um atendimento 100% humanizado, com todos os cuidados para que as pessoas sejam bem tratadas”, apontou.
Uma das pacientes acolhidas na nova ala do hospital, a estudante brasiliense Monicky Yuka, 20, corroborou a avaliação do governador. Operada no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) há dois meses, ela foi transferida para o Crer há três semanas. “Aqui é ótimo, as instalações, o atendimento. A cama motorizada equipada com grades faz toda a diferença para mim e possibilita que eu consiga me movimentar com mais segurança”, avaliou.
Investimento
Foram investidos R$ 1 milhão e 441 mil na estruturação física da nova ala e na compra de equipamentos. O investimento, oriundo de emenda parlamentar, é resultado de encaminhamentos defendidos pelo então senador Ronaldo Caiado.
“A possibilidade de abertura desses leitos é fruto de uma emenda pelo reconhecimento de que o Crer é uma unidade que impacta positivamente milhares de pessoas. Todo centavo que for investido aqui deve retornar como qualidade de trabalho para os profissionais e qualidade na assistência à saúde oferecida aos pacientes”, defendeu Ismael Alexandrino, secretário de Saúde. ( A Redação )
