Governo Federal informa à Secretaria de Saúde de Silvânia que Brasil não tem mais inseticida para combate à dengue
O Secretário de Saúde de Silvânia, André Calaça, recebeu nesta quinta-feira, 30, Nota Informativa 77/2019, da Coordenação Geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas Pelo Aedes, que os estoques do Ministério da Saúde estão desabastecidos de inseticida Malathion EW 44%. Utilizado no combate e eliminação do mosquito aedes aegypti nas operações conhecidas como “fumacê”.
A nota ainda esclarece que o Ministério da Saúde vem trabalhando na tentativa de minimizar os problemas causados pela falta do Malathion EW 44% e que foram feitas tentativas de empréstimo do produto junto a países da América do Sul, porém sem êxito, também devido a indisponibilidade do produto.
O secretário Andre Calaça considerou a situação preocupante pois o município de Silvânia vive um surto de dengue, com 56 casos confirmados e 205 notificações de casos aguardando confirmação de exames de laboratórios.
Ele explicou que o inseticida é utilizado para a realização de bloqueios nos locais onde foram encontrados focos do mosquito aedes aegypti e que a secretaria de saúde de Silvânia tem apenas 20 litros do veneno em seu estoque. André Calaça completou informando que este estoque e suficiente para a realização de 30 bloqueios. Acabando o estoque Silvânia fica sem a ação do “fumacê”
A venda do Malathion EW 44% é controlada e feita apenas para o Ministério da Saúde. O secretário Calaça explicou que os municípios brasileiros não podem adquirir o inseticida.
Em 2018 foram feitos 75 bloqueios. Somente no mês de maio de 2.019 a coordenação de endemias, responsável pelo combate a dengue, realizou 95 bloqueios em Silvânia. O bloqueio é feito com a utilização do “fumacê” num raios de 150 metros em torno do local onde foi registrado um caso de dengue.
Diante da gravidade da situação o secretário de saúde de Silvânia afirmou que a ação de eliminação dos focos deve ser intensificada e conclamou a população a ajudar.