Morre Haley Margon Vez, ex-prefeito de Catalão e ex-deputado federal
Morreu nesta quinta – feira, aos 95 anos, o ex-prefeito e ex-deputado federal Haley Margon Vaz. Considerado uma das principais referências da política goiana, ele faleceu de causas naturais, em casa, e deixa os filhos Halley Margon Júnior, Ricardo e Letícia, além de netos e bisnetos.
O velório está previsto para começar às 5h desta sexta-feira (30/1), no Ginásio de Esportes de Catalão. O sepultamento ocorrerá às 17h.
Em nota, o governador Ronaldo Caiado disse que recebeu a notícia com profunda tristeza. Haley dedicou sua vida ao serviço público, com marcante atuação na administração municipal de Catalão, na representação do povo goiano na Câmara dos Deputados e em importantes funções no governo estadual e federal. Sua trajetória de compromisso com o desenvolvimento social, a educação e o bem-estar coletivo o tornou uma referência para as gerações que com ele conviveram e aprenderam”, traz o documento.
Caiado disse ainda deixar sua solidariedade à sua família e a todos os cidadãos de Catalão e de Goiás. “Seu legado permanecerá como exemplo de dedicação e amor à causa pública. Rogamos a Deus que conceda consolo e paz aos corações enlutados”, escreveu o chefe do executivo estadual.
Trajetória política
Haley Margon participou da fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e exerceu os cargos de vereador e prefeito de Catalão. Ele foi eleito prefeito em 1983 e administrou o município até 1988.
Ao longo da vida pública, manteve atuação quase ininterrupta, tendo presidido a Associação dos Prefeitos da Região Sudeste, ocupado o cargo de secretário-geral do Ministério da Agricultura e assumido, por três vezes, a função de ministro interino da pasta. Em 1990, foi eleito deputado federal.
No governo de Goiás, atuou como secretário da Fazenda durante a segunda gestão do ex-governador Iris Rezende, de quem era amigo.
Reconhecido pelo extenso currículo político, Haley Margon também se destacou pelo compromisso com a educação. Em 2017, fundou o Instituto João Margon Vaz, iniciativa voltada à formação educacional de jovens catalanos, com foco no ensino gratuito de matemática, robótica, informática e astronomia.
O instituto foi construído e equipado com recursos próprios, contando com estrutura moderna e proposta pedagógica voltada à aplicação prática da lógica, conceito frequentemente defendido por Haley Margon ao longo de sua vida pública. ( A Redação – Foto: Redes Sociais )

