Expedição Safra percorre 30 municípios goianos
A Expedição Safra Goiás 2025/26 chega à terceira edição consolidada como o maior levantamento técnico de safra já realizado no estado. Realizada pelo Sistema Faeg/Senar/Ifag/Sindicatos Rurais a iniciativa tem como objetivo conhecer, in loco, a realidade da produção agrícola goiana, reunindo dados técnicos, econômicos e produtivos diretamente nas propriedades rurais. O lançamento da iniciativa ocorre em 18 de janeiro, na cidade de São Miguel do Araguaia.
Neste ciclo, o projeto amplia o escopo e passa a abranger tanto a primeira quanto a segunda safra. Na primeira etapa, dedicada à soja, as equipes técnicas vão percorrer cerca de 30 municípios em rotas que somam mais de 3 mil quilômetros, para realizar centenas de amostragens em campo que estimam produtividade, custos de produção e rentabilidade do produtor rural.
Ao todo, serão realizadas 260 amostragens de produtividade, sendo 60 conduzidas diretamente pela equipe técnica da Expedição e outras 200 com apoio de técnicos do Senar Goiás. A coleta segue metodologia validada pela Embrapa, e respeita o princípio da representatividade estatística e abrange todas as regiões do estado. As equipes atuarão simultaneamente em duas grandes rotas, nas regiões Leste e Oeste, garantindo maior precisão nos dados.
Além do trabalho em campo, o cronograma prevê a realização de nove grandes eventos técnicos e institucionais ao longo da safra principal. Em janeiro, a Expedição Safra inicia o roteiro no dia 18, com o evento de lançamento em São Miguel do Araguaia. No dia 19, acontecem eventos técnicos em Cristalina e Iporá. Já no dia 20, os encontros serão realizados em Rio Verde e Morrinhos. O roteiro segue no dia 21, com eventos em Piracanjuba e Paraúna, e no dia 22, em Anápolis. As atividades de janeiro serão encerradas no dia 23, com uma coletiva de imprensa em Goiânia, quando será apresentado um panorama real da agricultura goiana.
Eventos técnicos
18 /01 – São Miguel do Araguaia (GO)
19/01 – Cristalina (Restaurante Ity) e Iporá (UAC de Iporá)
20/01 – Rio Verde (Sindicato Rural de Rio Verde) e Morrinhos (Sindicato Rural de Morrinhos)
21/01 – Piracanjuba ( Sindicato Rural de Piracanjuba) e Paraúna (Sindicato Rural de Parauna)
22/01 – Anápolis ( Sindicato Rural de Anápolis)
( A Redação – Foto: Sistema FAEG / SENAR )

