Ifag assina na terça feira contrato para pavimentação da GO-147 – Silvânia / Bela Vista de Goiás

O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), entidade vinculada à Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), promove nesta terça-feira (16), às 10 horas, solenidade de assinatura do contrato para a pavimentação da rodovia GO-147, interligando a cidade de Bela Vista de Goiás ao entroncamento da GO-010, no município de Silvânia.

A empresa vencedora do certame foi a Construtora CCB.

A obra em toda a extensão desse trecho da rodovia, de 46,3 quilômetros, terá investimentos de R$ 152 milhões, recursos oriundos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), abastecido pela contribuição dos produtores rurais de Goiás. O orçamento inclui uma ponte de concreto de 50 metros de extensão sobre o Rio dos Bois.

Estudo de impacto econômico conduzido pelo Ifag aponta que a estrada vai atender a 6.457 imóveis rurais num raio de 25 quilômetros nos municípios de Bela Vista, Silvânia, Hidrolândia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Vianópolis, Leopoldo de Bulhões, Piracanjuba, Caldazinha e São Miguel do Passa Quatro.

O mesmo estudo conclui que o asfalto tem a capacidade de ampliar o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VPB) do atual R$ 1,4 bilhão para R$ 2,2 bilhões no futuro. A área impactada pela rodovia possui 327 mil hectares, 310 mil em produção efetiva, e a pavimentação da GO-147 abre perspectivas de ampliação dessa área em mais 117 mil hectares (ha).

Desses 310 mil hectares em produção agropecuária, a maior parte é destinada a pastagens, 98 mil, e soja, 90 mil. O milho corresponde a 63 mil hectares e 43 mil são ocupados com um mosaico de usos. A renda gerada pela soja alcança R$ 715 milhões. Pelo milho, R$ 376 milhões e pelo gado, R$ 263 milhões. A partir da chegada do asfalto, o Ifag projeta que a soja passe a render R$ 1,27 bilhão e o milho alcance R$ 602 milhões. A pecuária, substituída em parte por lavouras, mais rentáveis, terá uma redução da renda, para R$ 227 milhões.

Hoje a GO-147 abriga 38.963 caminhões pesados, transportando 1,52 milhões de toneladas de cargas agrícolas. Com o pavimento, o tráfego de carretas deve crescer 42,8%, para 55.631 caminhões, com 2 milhões de toneladas de produtos. O estudo rodoviário considera apenas o incremento relativo às 6.457 propriedades pesquisadas, sem considerar o aumento de tráfego a partir da interligação com outras rodovias.

Termo de cooperação

A pavimentação da GO-147 faz parte do Termo de Cooperação 001/2025 firmado entre o Ifag e o Governo de Goiás para a pavimentação de sete trechos em seis rodovias estaduais. Duas delas, as GOs 180 e 178, no Sudoeste Goiano, também já estão com contratos assinados (foto ao lado).

A obra da 147 aguarda apenas o licenciamento ambiental para o efetivo asfaltamento. O Ifag tem conduzido o processo de maneira surpreendentemente célere, considerando que a parceria com o governo foi formalizado no final de junho.

“O propósito da parceria, que é associara agilidade do setor privado aos rigores de transparência do setor público, tem sido seguido à risca”, afiança o presidente do Ifag, Armando Rollemberg. Durante o lançamento dos canteiros de obras das GOs’80 e 178, em Jataí, no dia 6 de setembro, Armando disse em discurso que pelos meios tradicionais de contratação os processos chegam a demorar três anos: “Fizemos em menos de 80 dias”.

A solenidade em Jataí, no trevo da BR-364 com a GO-178, reuniu cerca de 500 produtores rurais, prefeitos da região Sudoeste, autoridades do Estado, o presidente da Faeg, Zé Mário, o vice-governador Daniel Vilela e o governador Ronaldo Caiado.

As outras obras objetos do Termo de Cooperação Ifag/Governo de Goiás são as pavimentações de um segundo trecho da GO-178, a GO-206, a GO-461 e a GO-220. No total, o Ifag vai gerir recursos na ordem de R$ 1,145 bilhão do Fundeinfra.

( Fonte e Fotos: Comunicação Sistema FAEG/SENAR. Fotos: início das obras das GO 178)

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