Carlo Acutis: o primeiro santo millennial será canonizado no próximo domingo (7)

Carlo Acutis, o adolescente italiano nascido em Londres, que morreu de leucemia em 2006 aos 15 anos, será canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão, se tornando o primeiro santo da geração millennial. A cerimônia acontecerá na Praça de São Pedro, no Vaticano, e deve reunir dezenas de fiéis.

Acutis ficou conhecido por unir fé e tecnologia. Sua habilidade em divulgar os ensinamentos da Igreja Católica online o levou a ser chamado de “influenciador de Deus”. Sua devoção e simplicidade fizeram com que fosse comparado a figuras históricas da Igreja, como Madre Teresa e São Francisco de Assis.

A canonização estava inicialmente prevista para abril, mas foi adiada devido à morte do papa Francisco. O papa Leão, eleito em maio, presidirá pela primeira vez um evento desse porte. Na mesma ocasião, ele também canonizará Pier Giorgio Frassati, jovem italiano que morreu de poliomielite nos anos 1920 e ficou conhecido pelo trabalho de caridade.

Segundo sua mãe, Antonia Salzano, o diferencial de Carlo era viver como qualquer adolescente dos anos 2000, mas sempre colocando a fé em primeiro lugar. “Carlo era uma criança comum, que brincava, tinha amigos e ia à escola. Mas abriu seu coração para Jesus e fez dele a prioridade em sua vida”, disse em entrevista.

O corpo de Carlo foi transferido para Assis, na Itália central, cidade natal de São Francisco, em cumprimento a um de seus últimos desejos. Agora, com sua canonização, a Igreja Católica o reconhece como exemplo de santidade para os jovens do século XXI, reforçando a mensagem de que espiritualidade e modernidade podem caminhar juntas.

O Primeiro Milagre

O primeiro milagre atribuído a Carlo ocorreu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Brasil. Um menino diagnosticado com uma rara doença congênita foi curado depois que seu avô tocou em uma peça de roupa que continha o sangue de Carlo.

O Segundo Milagre

O reconhecimento do segundo milagre, segundo o Vaticano, se deu após uma jovem na Costa Rica ter sido milagrosamente curada após um acidente, atribuindo sua recuperação à intercessão de Carlo Acutis. Esta confirmação pelo papa Francisco permite que Carlo seja oficialmente reconhecido como santo.

Processo de Canonização

A canonização é o rito pelo qual a Igreja Católica declara uma pessoa como santa, reconhecendo que ela está no Céu e pode interceder por aqueles que oram em seu nome. O processo inclui a verificação de milagres atribuídos à pessoa após sua morte. A liturgia católica afirma que milagres são realizados por Deus, mas os santos intercedem em favor das pessoas.

O processo começa com a investigação diocesana da vida e virtudes do candidato, que, se aprovada, leva ao título de “Servo de Deus”. Em seguida, o Vaticano revisa os documentos e, se o Papa aprovar, o candidato é declarado “Venerável”. Para a beatificação, é necessário um milagre comprovado, após o qual o candidato se torna “Beato”. A canonização requer um segundo milagre, levando à declaração oficial de santidade pelo Papa. Os milagres, eventos extraordinários atribuídos à intercessão do candidato, são rigorosamente investigados e validados cientificamente e teologicamente. O processo de canonização pode levar de algumas décadas a vários séculos, dependendo do caso.

Comemorações e Homenagens

A notícia do reconhecimento do segundo milagre gerou uma onda de comoção nas redes sociais. Amigos, familiares e seguidores de Carlo expressaram seu pesar e prestaram homenagens. “Perdemos uma estrela brilhante. Que sua alma descanse em paz,” escreveu um amigo próximo.  ( Mais Goiás )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *