Presidente da Fifa condena briga entre torcedores na Sul-Americana e pede “punições exemplares”
O presidente da Fifa, entidade máxima do futebol mundial, Gianni Infantino se manifestou a respeito dos atos de violência entre torcedores do Independiente e da Universidad de Chile na noite de quarta-feira (20/8). Em nota publicada no Instagram, Infantino também pediu “punições exemplares” para os autores da barbárie.
“A violência não tem lugar no futebol: jogadores, torcedores, funcionários, árbitros e todos que gostam do nosso belo esporte devem poder fazê-lo sem medo”, disse o presidente da Fifa no texto.
A partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre as equipes foi cancelada devido a uma briga generalizada nas arquibancadas do estádio Libertadores da América, casa do Independiente, em Avellaneda, na Argentina.
Até o momento, quatro pessoas estão internadas após a confusão, uma delas em estado grave, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em nota oficial, a Conmebol, entidade que rege o futebol Sul-Americano, informou que “sem que a situação tenha sido resolvida, se procede ao cancelamento do jogo e o caso será encaminhado para os Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações”.
Veja a nota de Infantino na íntegra:
“Condeno veementemente a violência chocante que levou ao cancelamento do jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Independente e Universidade do Chile em Buenos Aires.
A violência não tem lugar no futebol: os jogadores, os torcedores, os funcionários, os árbitros e todos que gostam do nosso belo esporte devem poder fazê-lo sem medo.
Da FIFA, nossos pensamentos estão com todas as vítimas inocentes, enquanto esperamos que as autoridades competentes imponham sanções exemplares contra os autores desses atos terríveis” ( Mais Goiás )