Saúde discute fortalecimento das ações de vigilância sanitária em Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, realiza, no dia 1º de setembro, a oficina Saúde e Vigilância Sanitária em Foco, que tem como público-alvo os secretários e gestores das vigilâncias sanitárias municipais.

O objetivo é discutir os desafios e aprimoramento das ações de vigilância sanitária, baseadas nas competências pactuadas entre os entes.

A superintendente de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES/GO, Eliane Rodrigues da Cruz, avalia que a troca de experiências e a capacitação de gestores e profissionais da área de vigilância sanitária vai permitir que a descentralização com responsabilidade avance em Goiás.

“Precisamos capacitar e alinhar as ações para que a população consiga perceber que o nosso objetivo é garantir a qualidade e segurança de produtos e serviços. Zelamos pela saúde das pessoas e só conseguiremos que isso seja perceptível para o cidadão, se efetivarmos um trabalho integrado e de excelência em todos os municípios” destaca Eliane.

Além de promover discussões e harmonizar conceitos e processos de atuação das vigilâncias sanitárias, fundamentados nas diretrizes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e no Gerenciamento do Risco Sanitário, o evento busca discutir o processo de estruturação do SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária) e orientar o planejamento e a priorização das ações das Vigilâncias Sanitárias nos territórios, descentralizando ações de acordo com a capacidade de cada município em conformidade com a pactuação das ações em instância bipartite. ( Agência Cora de Notícias )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *