Adriana Accorsi recebe troféu de melhor deputada federal de Goiás

“Tradição no calendário político nacional, o prêmio do Congresso em Foco é uma celebração pública da boa política, um tributo ao trabalho sério pela população e pelo Brasil. Estou muito honrada pelo reconhecimento. Agradeço a todas as pessoas que votaram em nosso mandato e ao juri técnico pela avaliação rigorosa”, comentou a deputada.
Realizado com o apoio de organizações da sociedade civil e da iniciativa privada, o prêmio é concedido a deputados federais e senadores que se sobressaem por sua atuação ética, comprometida com os direitos humanos, a boa governança, a transparência e o interesse público. Segundo Adriana, o prêmio é essencial para reforçar atuação legislativa, a representação popular e a importância do legislativo para a democracia.
A parlamentar comenta que a escolha dos homenageados passa por um criterioso processo, que inclui votação popular, avaliação de júri especializado e critérios objetivos de elegibilidade.
O Prêmio estimula a população a reconhecer os melhores parlamentares do ano desde 2006.
Currículo
Adriana Accorsi tem 52 anos, é mãe de duas filhas, delegada de polícia e deputada federal por Goiás em primeiro mandato. Integrante das Comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Defesa dos Direitos da Mulher e de Educação, ela também é coordenadora pela região Centro-Oeste da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e Economia Solidária. É autora de vários projetos nas áreas de segurança pública, direitos das mulheres e proteção de crianças e adolescentes.
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é especialista em Ciências Criminais e em Gestão e Segurança Pública e delegada da Polícia Civil do Estado de Goiás, tendo atuado no interior e sido titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Foi superintendente dos Direitos Humanos do Estado de Goiás, e se tornou a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Estado de Goiás como delegada-geral.
Foi deputada estadual, por dois mandatos, de 2015 a 2022, sendo a quinta mais votada, por duas vezes, e se tornou a sexta deputada federal mais votada de Goiás, com mandato de 2023 a 2026. Foi candidata a prefeita de Goiânia em 2016, 2020 e 2024, quando ficou em terceiro lugar com quase 170 mil votos. Recentemente, foi eleita presidenta estadual do PT em Goiás, se destacando como uma das principais lideranças do partido. ( Redação )
