Silvânia está entre os 119 municípios com vacinação obrigatória contra raiva

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), informa que tem início no dia 1º de maio o prazo para efetuar a declaração de rebanho e a última campanha de vacinação obrigatória contra a raiva de herbívoros no Estado. Até o dia 15 de junho deste ano, devem ser imunizados animais de todas as idades das espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar e asinina), caprina e ovina nos 119 municípios classificados como de alto risco para a doença.

Entre estes municípios está Silvânia.

A vacinação atende a diretrizes da Portaria nº 246/2025, publicada pela Agrodefesa, e será a última com caráter obrigatório. A partir de julho deste ano, a imunização passa a ter caráter estratégico, conforme definido pela Instrução Normativa nº 01/2025. Nessa nova fase, a imunização será exigida apenas em propriedades com foco confirmado da doença e recomendada em áreas perifocais, num raio de até 12 quilômetros a partir do foco.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, enfatiza que a mudança segue uma tendência nacional de regionalização das ações de combate à raiva, com foco em áreas com ocorrência efetiva da doença. “No entanto, é importante ressaltar que nesta última etapa, todos os produtores dos 119 municípios considerados de alto risco ainda devem vacinar seus animais. O descumprimento pode acarretar sanções e restrições na emissão de guias de trânsito animal”, explica.

Ele reforça ainda que a vacinação continua sendo a principal forma de evitar surtos da doença, associada ao controle da população de morcegos hematófagos, principais transmissores do vírus. “A raiva é uma zoonose grave, com alta letalidade. A imunização dos rebanhos pode ser realizada independentemente da obrigatoriedade, isso evita prejuízos sanitários, econômicos e protege também a saúde humana”, destaca.

( Com informações da Agência Cora de Notícias )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *