Silvânia: audiência pública discute manejo ambiental do javali
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizam na quinta-feira, 04, uma audiência pública para discutir o controle e manejo ambiental do javali, um animal silvestre que está causando diversos transtornos para o morador do meio rural de Silvânia.
Renato Miranda, biólogo do ICMBio em Silvânia, explicou que o javali traz sérios problemas para o proprietário rural, pois agride o meio ambiente, contribui para a destruição de nascentes, ataca plantações e também transmite doenças, por isso, é necessário definir estratégias para seu manejo e controle.
Ele disse que desde 2017, os órgãos ligados ao Meio Ambiente vêm discutindo os problemas e soluções relacionados ao aumento da população do javali no município e que a audiência pública de quinta-feira será importante para analisar um programa de controle e manejo do animal que já está delineado para ser aplicado em Silvânia.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco Tavares, destacou que o objetivo da audiência é ouvir a população do meio rural sobre esse assunto, ao mesmo tempo em que vai apresentar ações para o manejo. Francisco afirmou que a secretaria é favorável ao controle do javali e que monitoramentos são feitos em todo o meio rural. Ele disse que só duas regiões rurais do município não apresentam superpopulação do javali.
A audiência pública será às 14:00 horas, no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Silvânia. ( Fonte: Rio Vermelho FM )
