Goiás envia helicóptero com sete bombeiros ao Rio Grande do Sul
O governo de Goiás enviou um helicóptero com sete bombeiros militares, nesta segunda-feira (13/5), para atuar no salvamento e apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A equipe vai substituir 21 servidores que estavam em missão desde o dia 3 de maio e retornaram a Goiânia no último domingo (12/5). O grupo realizou 230 salvamentos, entre pessoas e animais.
Segundo o comandante-geral, Washington Luiz Vaz Júnior, a troca é necessária para evitar o cansaço extremo e possíveis danos psicológicos aos bombeiros, conforme determinam padrões nacionais e internacionais de salvamento. Ele garantiu que as tropas goianas continuarão prestando apoio no local da tragédia. “A tripulação do helicóptero está descendo e vai permanecer de 7 a 10 dias. Assim que ela estiver fazendo retorno após sua missão, outra equipe vai descer”, reforçou.
O envio de grupamento aéreo deve possibilitar o acesso a municípios que seguem totalmente isolados, sem trânsito por terra. “A ideia é usar helicópteros com maior capacidade, como o nosso, para levar alimentos, resgatar as pessoas que precisam e visualizar o que nós temos nesses municípios mais distantes”, acrescentou Vaz. Além dos sete bombeiros goianos enviados nesta segunda, um piloto de drone continua no Rio Grande do Sul realizando mapeamento de pontes atingidas. ( A Redação )

