Crianças de escola pública de Vianópolis enviam carta de apoio para alunos do ensino fundamental de Brumadinho.
Estudantes da 5ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Vó Maria, de Vianópolis enviaram cartas com mensagens de apoio e solidariedade para alunos de uma escola de Brumadinho onde aconteceu a tragédia da Mina do Córrego Fundão, que deixou 165 mortos e dezena de desaparecidos.
A proposta inicial se resumia num projeto pedagógico dos professores Wesley Pereira da Cunha e Jéssica Gonçalves Vieira visando incentivar as crianças a produzirem textos em formato de cartas com mensagens de solidariedades e apoio dirigidas para crianças de Brumadinho.
Os professores explicaram que ao invés de proporem um tema abstrato e fora do dia a dia dos alunos, optaram e oferecer a proposta de produção do texto a partir de um tema atual e que as crianças acompanharam pelo noticiário.
O professor Wesley contou que as produções dos estudantes da 5ª série do ensino fundamental Vó Maria, de Vianópolis, demonstraram preocupação com o meio ambiente, com a cidadania e a solidariedade para com as crianças que perderam amigos e parentes.
Escritas as cartas e avaliadas pelo professores partiu dos próprios estudantes a idéia de enviá-las para uma escola de Brumadinho. A partir da sugestão das crianças os professores Wesley e Jéssica conversaram com a direção da escola que aprovou a proposta.
Assim foram feitos contatos com a Escola Semear, de Brumadinho, para onde as cartas já foram enviadas.
Os professores Wesley e Jéssica acreditam que este tipo de iniciativa desperta no estudante o interesse pela realidade atual, por acompanhar noticias e preservação do meio ambienta, além do espírito de solidariedade e preocupação com o próximo.
