Unidade prisional de Silvânia terá biblioteca para detentos
Em breve os detentos da Unidade Prisional de Silvânia poderão freqüentar uma biblioteca que está sendo montada dentro do presídio. A iniciativa é do diretor Kleber Barroso que no segundo semestre do ano passado, contando com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e imprensa, realizou uma campanha para arrecadação de livros para a montagem da biblioteca. A montagem da biblioteca em como objetivo oferecer estudo, cultura e ocupação aos detentos.
E a população atendeu ao chamado e centenas de livros, tanto da literatura quando didáticos, foram doados. A campanha ainda arrecadou estantes e prateleiras para a montagem da sala de leitura.
O diretor da Unidade Prisional de Silvânia, Kleber Barroso, explicou que em parceria a Biblioteca Pública Coronel Pirineus, foi feita a triagem das obras, que foram ainda catalogadas. Segundo ele a sala de leitura foi montada num antigo depósito do presídio, ao lado da cozinha. Ele explicou que os livros arrecadados já estão sendo repassados para os presos e que assim que terminar a reforma da cozinha os presos terão acesso à biblioteca.
De acordo com a juíza Natália Arantes Bueno da Costa, os livros irão ajudar os detentos na sua formação intelectual, cultural e profissional. Ela explicou que é preciso oferecer aos detentos a possibilidade de concluir seus estudos. Para isso, todos os anos, é realizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para pessoas privadas de liberdade. Como os detentos de Silvânia não possuíam material de estudo, eles foram prejudicados nas provas de anos anteriores.
A juíza Natália destacou também que a principal função da pena de um detento é a ressocialização e segundo ela, o estudo é importante nesta questão, além de oferecer ocupação aos detentos, evitando tempo ocioso no presídio.
Kleber Barroso, diretor da Unidade Prisional de Silvânia, também afirma que a leitura será uma forma de manter os detentos ocupados, ajudando também na sua formação intelectual e qualificação para o mercado de trabalho.
(Com informações da Rio Vermelho FM )