INSS concede aposentadoria a Linão, da Rio Vermelho FM
O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) concedeu, a partir de 02 de fevereiro de 2.023, o benefício da aposentadoria por idade a Osmar Lino Soares, o Linão, comunicador sertanejo da Rádio Rio Vermelho – 96,7 FM, de Silvânia.
Linão nasceu em Silvânia em 29 de maio de 1.957, mas seu registro de nascimento foi feito em 02 de outubro do mesmo ano. Com idade suficiente para se aposentar ele protocolou em novembro do ano passado seu requerimento para conseguir o benefício.
Dono de um estilo único e inconfundível, Linão é comunicador da Rádio Rio Vermelho de Silvânia desde 1.987. Ele começou na emissora poucos meses após sua entrada no ar, em 24 de Janeiro daquele ano.
Amante e profundo conhecedor da verdadeira música sertaneja, desde então Linão comanda na Rio Vermelho FM dois programas: o Encontro com os Amigos, de segunda a sábado, de 05:00 às 07:10 horas e o Paradão Sertanejo, de segundo a sexta – feira, de 17:00 às 19:00 horas.
Rigoroso e criterioso com a seleção musical o próprio Linão foi o responsável durante todo este tempo pela sequência de músicas que levava ao ar todos os dias.
Dono de um estilo próprio sempre foi um exímio comunicador. De palavra fácil, Linão comunicava na linguagem do ouvinte, assim como deve ser no rádio.
Por 36 anos Linão, com sua alegria, sua descontração e amor pelo rádio e pela música sertaneja foi companheiro fiel de milhares de residências Brasil a fora com seus dois programas na Rádio Rio Vermelho.
Recuperando-se de um Acidente Vascular Cerebral ( A V C ) que sofreu no final de janeiro, Linão está afastado dos microfones desde então.
Os diretores da Rádio Rio Vermelho de Silvânia, Célio Silva e Waldir Oliveira, já decidiram que farão o convite para que Linão siga comunicando nas ondas da emissora por mais alguns anos.
Célio e Waldir porém entendem e querem que o querido Linão, primeiramente, pense em sua saúde, em sua plena recuperação e só então decida se retorna ou não à programação da emissora. Caberá a ele decidir se encerra sua carreira ou segue alegrando os ouvintes de rádio.
Lino, certamente, é o melhor comunicador sertanejo do rádio brasileiro. Num tempo em que prevalece o eletrônico, quando, na maioria das vezes se confunde animação/entusiasmo com gritaria, ele sempre foi fiel a seu estilo sertanejo/caboclo. Estilo, aliás, que deu muito certo e garantiu à Rio Vermelho FM uma das maiores audiência nos dois programa comandados pelo Linão.
A direção da Rio Vermelho FM optou por efetivar o DJ Jacaré nos dois programas. Caso, tão logo recupere sua saúde e queira retornar, Linão terá as postas e microfones da Rio Vermelho aberto e o coração dos seus ouvinte e dos colegas de emissora também.

