Apicultores protestam em Orizona contra a matança de abelhas
Apicultores de vários municípios goianos e de outros Estados fizeram nesta quarta-feira, 25, um protesto na cidade de Orizona denunciando a matança indiscriminada de abelhas.
Com o apoio de Associação dos Apicultores do Estado de Goiás, Associação de Apicultores de São Paulo e Confederação Brasileira dos Apicultores o ato foi um desagravo e apoio ao apicultor orizonense Rafael Jacinto Pereira que no início do mês de agosto encontrou suas 50 colmeias contaminadas por substância tóxica, que provocou a morte dos animais num prejuízo estimado em R$ 150 mil reais.
Durante o ato desta quarta-feira em Orizona a presidente da Associação dos Apicultores do Estado de Goiás, Maria José, cobrou mais rigor nas investigações em caso de morte de abelhas por envenenamento que tem aumentado e ainda denunciou o desmatamento exagerado para o plantio de grãos, com o desmantelamento da flora do cerrado fundamental para a proliferação das abelhas.
Segundo Maria José uso indiscriminado de veneno na produção de grãos tem sido um inimigo do apicultor. Ela também salientou a importância das abelhas para a natureza.
Além de apicultores de Orizona participaram do ato ontem representantes dos municípios de Silvânia, Vianópolis, São Miguel do Passa Quatro, Pires do Rio e de outras cidades do Estado de Goiás.
(Foto: Fábio Bazzana )