Há um ano Silvânia registrava o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus
O ano de 2020 começou com a notícia preocupante da disseminação de uma doença misteriosa, desconhecida e altamente contagiosa na China: Covid-19, provocada pela contaminação através do novo coronavírus. Desde então a propagação da enfermidade não parou e se espalhou por todo o mundo.
No Brasil ela chegou em 26 de fevereiro de 2020, em São Paulo, com a contaminação de um brasileiro que retornava de uma viagem a Itália.
No inicio de março a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a propagação da Covid 19 estava presente em todos os continentes e sem controle. É declarada a pandemia.
E foi na noite de 25 de março de 2020, exatamente às 22:09 horas, que os silvanienses ficaram sabendo do primeiro caso da doença no município.
Um ano depois os casos já somam 1.056 e com 191 pessoas com transmissão ativa do vírus e dez pessoas de Silvânia perderam a vida por causa da pandemia do novo coronavírus.
Um ano de preocupação, sofrimento para muitos, irresponsabilidade para outros, restrições, dificuldades econômicas e incertezas.
Um ano de aprendizado. Um ano de dedicação extrema dos profissionais de saúde de Silvânia,
Hoje o Brasil, Goiás e Silvânia vivem o pior momento mais difícil da pandemia. Em todo país já são 300 mil mortes provocadas pela Covid-19 em todo país. Em Goiás as mortes somam 10.600.
E 2021 começou com a esperança materializada na vacina. Ainda que em remessas pequenas pela falta de planejamento e interesse do Governo Federal, o imunizante está chegando ao povo brasileiro e aos silvanienses.
Tomara que daqui a um ano, a notícia seja do controle total da pandemia. Viva o SUS.
