Floresta Nacional de Silvânia só deve reabrir para visitação em setembro
O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (IcmBio) começou a reabrir, gradativamente, suas unidade de conservação em todo país. Nesta terça-feira o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, volta a recebe visitantes confirme portaria publicada pelo órgão gestor. A reabertura será de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.
As atividades de visitação pública poderão ser realizadas desde que observadas as várias medidas de prevenção, entre elas, o uso obrigatório de máscara de proteção facial; a disponibilização de álcool em gel 70% ou produto de higienização para as mãos; e fazer com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, como: pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros.
Já a Floresta Nacional de Silvânia (Flona), unidade de preservação ambiental também administrada pelo Instituto Chico Mendes, só deve ser reaberta para visitação em meados de setembro. Sem receber visitantes desde 22 de março a Floresta já tem recebido pequenos grupos de pesquisadores, porém visitação publica ainda não está permitida.
O biólogo Renato Miranda, diretor da Floresta Nacional de Silvânia, informou que não havendo alteração no quando da pandemia a tendência é em setembro seja publicada portaria retornando às atividades normais daquela reserva ambiental.
