TV digital pode deixar Goiânia e região metropolitana sem imagens de três redes abertas
Assim como já aconteceu em outras cidades, entre elas Rio Verde, no sudoeste goiano, assinantes de Tvs por assinatura em Goiânia poderão ficar sem o sinal das emissoras: Record, SBT e Rede TV. No dia 31 de maio será desligado o sinal analógico na capital.
Essas três emissoras representam quase 20% de toda a audiência da TV por assinatura no Brasil. As emissoras querem que as operadoras paguem pela retransmissão do sinal, o que já ocorre com outras emissoras que estão na grade de programação. Record, SBT e Rede TV que juntas formam a Simba, esperam faturar entre R$ 500 milhões e R$ 3,5 bilhões ao ano com a negociação da liberação do sinal.
Em nota, a Associação Brasileira de TVs por Assinatura afirma que a Lei 12.485 de 2011, que prevê a obrigatoriedade de se disponibilizar o sinal de emissoras abertas nas operadoras de TV por assinatura só vale para o sinal analógico. De acordo com a associação, no caso da TV digital, a retransmissão depende do envio do sinal por cada emissora e que agora as TVs abertas querem cobrar para autoriza essa retransmissão.
O sinal analógico de TV já foi desligado em Brasília, em nove municípios do entorno da capital, em Rio Verde (GO), São Paulo e outros 38 municípios vizinhos à capital paulista.
A Net ainda informa: “Temos acordo para distribuição dos canais de TV aberta Globo, Band, TV Cultura, Fonte da Vida, TV UFG, PUC TV e TV Capital, que seguirão com a transmissão normalmente após o desligamento do sinal analógico”.
Recentemente no Distrito Federal, telespectadores foram surpreendidos com a suspensão do sinal da Record, SBT e Rede TV da grade de canais da “Sky” e “Net”. Os clientes dessas operadoras de TV por assinatura reclamam que ficaram sem o sinal. No lugar dos canais, aparece um aviso, informando que por falta de acordo com as emissoras, o sinal não será mais transmitido para os assinantes. O problema também atinge a cidade de Rio Verde, e em São Paulo.
* Fonte: Diário de Goiás