TV digital chega a quatro cidades da região da estrada de ferro em maio

As cidades de Leopoldo de Bulhões, Bonfinópolis, Caldazinha e Bela Vista de Goiás serão as primeiras da região da estrada de ferro a receberem o sinal digital de imagens de televisão. O sinal analógico será desligado em Goiânia e mais 28 cidades da região metropolitana de Goiânia no final de maio.

Com o desligamento do sinal analógico previsto para o dia 31 de maio, as emissoras de televisão de Goiânia e de outras 28 cidades já estão veiculando alertas, tarjas e cartelas em sua programação. As iniciativas atendem às determinações da Portaria 378/2016 do Ministério das Comunicações, que prevê inserções para alertar a população sobre a mudança que está por vir.

Para não ficar sem a programação de TV aberta, a população precisa se preparar, com a instalação de conversor e antenas digitais nos aparelhos de televisão. As TVs de tela fina fabricadas a partir de 2012 já possuem conversor integrado e precisam apenas da antena externa para sintonizar os canais digitais.

As famílias cadastradas em programas sociais do governo federal vão receber gratuitamente o kit conversos do sistema analógico para o digital. A previsão da Seja Digital, responsável pela implantação da TV Digital no Brasil é que seis mil kits sejam distribuídos nas cidades de Leopoldo de Bulhões, Bonfinópolis, Caldazinha e Bela Vista de Goiás. As famílias pode consultar pelo fone 147 se tem ou não direito ao kit conversor.

A data prevista para o desligamento do sinal analógico e a chegada da TV digital em Goiânia e 28 cidades da região metropolitana é 31 de maio deste ano.

Além de Goiânia, o sinal analógico vai ser desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *