Silvânia faz repescagem de segunda dose da AstraZeneca amanhã

Na próxima terça-feira, 26 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma repescagem de segunda dose da Astrazeneca em Silvânia. Independentemente da faixa etária, qualquer pessoa que perdeu a data da 2ª dose desse imunizante pode ser vacinado neste dia.

A vacinação será das 07:30 às 13:00 horas, no posto de saúde ESF 08, na avenida Dona Luiza, abaixo da Prefeitura Municipal.

Para receber a segunda dose da AstraZeneca, é necessário apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço e os cartões de vacinação e da família.

Importância da segunda dose

Com relatos de atrasos da segunda dose da vacina contra o covid-19 em alguns estados, especialistas orientam a população a completar a imunização, mesmo depois do prazo recomendado pelo laboratório. 

De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o médico pediatra Renato Kfouri, quem não conseguiu tomar a segunda dose no momento agendado deve tomar assim que possível. Kfouri frisou ainda que nenhuma dose é perdida.

“Nestes casos, onde o atraso ocorreu, essa vacinação deve acontecer o mais rápido possível, para que esse esquema seja finalizado o quanto antes. Não há nenhuma informação de que doses aplicadas e que eventualmente não completadas sejam perdidas, muito pelo contrário, o que as vacinas nos ensinam ao longo de décadas de sua utilização, é que nenhuma dose é perdida, o esquema começado só deverá ser completado, jamais reiniciado”, frisa o médico.

O médico destaca ainda que a segunda dose não é um reforço, mas um esquema vacinal. “Uma dose só não é suficiente para garantir a imunização, duas doses são necessárias para todas as vacinas [aplicadas no Brasil]. Então não se trata de uma dose de reforço, a segunda dose não é um reforço de uma proteção conferida pela primeira dose, é uma segunda dose que completa o esquema de duas doses. Jamais considere-se protegido após uma única dose, seja da Astrazeneca, da Pfizer ou da Coronavac”.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *