Silvânia contemplada com 58 moradias no Programa Minha Casa, Minha Vida, Modalidade Rural. Leopoldo de Bulhões, Vianópolis, Orizona e Catalão também foram contempladas

Goiás foi contemplado com 3.463 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades.

Essas modalidades garantem moradia tanto para comunidades urbanas organizadas quanto para grupos específicos, como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais que residem em áreas rurais.

Entre os municípios contemplados estão Silvânia, Leopoldo de Bulhões , Vianópolis, Orizona e Catalão, aqui na Região da Estrada de Ferro.

Em Silvânia são 58 moradias rurais em projeto apresentado ao Governo Federal pela Associação Estadual dos Pequenos Produtores Rurais ( AEPAGO )

Também em projeto apresentado pela AEPAGO, o município de Vianópolis foi contemplado com 84 casas

Em Leopoldo de Bulhões serão 18 moradias reivindicadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultoras Familiares

A cidade de Orizona foi contemplada com 110 casas, através da Associação dos Moradores da Quadra 308 do Recando das Emas, a AMEREC,

Já em Catalão serão 43 moradias rurais através da Associação Estadual dos Pequenos Agricultores de Goiás, AEPAGO.

Em 2023 o Governo Federal publicou um edital de chamamento do projeto, onde cada instituição, seja ONGs ou governamental poderima apresentar os projetos, no caso de Silvânia e boa parte dos municípios da Estrada de Foram apresentados pelo Movimento Camponês Popular, Leopoldo de Bulhões quem apresentou foi o Sindicato dos Trabalhadores, mais nenhuma prefeitura da região fez pleito a esse projeto.

As famílias já foram cadastradas e previamente aprovadas pela Caixa Econômica Federal  que é o órgão gestor do recurso, o convênio será com a Associação que representa as famílias e que fez o projeto.

O lançamento do programa Minha Casa Minha Vida, Modalidade Rural e Entidades aconteceu na semana passada no Palácio do Planalto, em Brasília ( foto )  quando um grupo de agricultores familiares de Silvânia se fez presente. As famílias já foram cadastradas e previamente aprovadas pela Caixa que é o órgão gestor do recurso, o convênio será com a Associação que representa as famílias e que fez o projeto.

( Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal e Movimento Camponês Popular. Foto: Movimento Camponês Popular )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *