Senar alcança 400 mil atendimentos com assistência técnica e gerencial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) alcançou, em 2025, a marca de 400 mil propriedades atendidas no país com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Apenas em 2024, mais de 80 mil novas propriedades passaram a ser atendidas pelo Senar.

O diretor de ATeG, Eduardo Oliveira, comemora o resultado. “Isso significa muito para nós porque são 400 mil famílias que a gente mudou a vida ao longo do tempo, trazendo resultados, conquistas e realização de sonhos”, afirma.

Criada em 2013, a metodologia atende pequenos e médios produtores rurais com foco na melhoria dos processos produtivos, da qualidade de vida e da renda das famílias rurais.

Cada propriedade recebe acompanhamento mensal de um profissional qualificado por um período de dois anos. A metodologia é desenvolvida em um ciclo de cinco passos: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar; e avaliação sistemática de resultados.

Hoje, são 31 atividades produtivas com atendimento técnico. Algumas cadeias como bovinocultura de leite (23,6%), bovinocultura de corte (14,4%), fruticultura (12,9%), olericultura (12,5%) e apicultura (8,9%) se destacam pelo percentual de produtores atendidos.

Resultados – Apenas em 2024, os resultados da ATeG apresentaram aumento na rentabilidade do produtor, sendo 24,5% na margem bruta e 35,85% na renda total após a conclusão do ciclo de dois anos de atendimento.

Além disso, uma pesquisa realizada pelo Senar no 2º semestre do ano passado ouviu produtores rurais sobre os impactos da ATeG e 95,6% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com o atendimento recebido nas propriedades rurais.

De acordo com o diretor-adjunto da ATeG, Rafael Costa, um dos próximos passos do Senar para ampliar o número de propriedades atendidas é capacitar técnicos de campo. Ele cita algumas ações que já estão em andamento como os projetos Trilha com Especialistas e o ATeG Universitária.

“Um dos desafios da Assistência Técnica e Gerencial é transformar os profissionais das ciências agrárias em técnicos de campo. Por isso buscamos a aproximação com as universidades oferecendo capacitação técnica e gerencial por meio de curso sobre a metodologia, além da vivência de campo com a possibilidade de fazerem estágio, ganhando experiência para visitar propriedades rurais e conversar com produtores, orientando tanto a parte técnica quanto a de indicadores econômicos.”

A Assistência Técnica do Senar está presente em todos os estados brasileiros, com 8,2 mil técnicos de campo, além das equipes nas Administrações Regionais do Senar e de consultores, e 5,4 milhões de visitas técnicas ao longo de mais de 10 anos.

Em Goiás o serviço é oferecido para: horticultura, fruticultura, grãos, pecuária de corte, leite, apicultura, piscicultura, agroindústria, avicultura, ovinocaprinocultura e silvicultura. Para solicitar gratuitamente, basta procurar um sindicato rural e verificar o andamento de grupos das áreas.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag, com informações da CNA

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