Relatório aponta possibilidade de fechamento do Campus da UEG em Silvânia

Matéria publicada na edição de sábado, 4 de maio, de O O Popular, aponta que relatório da Comissão de Redesenho  da Universidade Estadual de Goiás (UEG) sugere discussão sobre a continuidade de 57 cursos e 15 unidades da instituição de ensino superior goiana.

A comissão foi instalada em fevereiro de 2019 e tem como objetivo analisar a viabilidade de reduzir o custo financeiro da UEG que oferece atualmente 150 cursos espalhados por vários campus em diversas regiões de Goiás.

O relatório entregue na última quinta-feira sugere análise detalhada sobre a permanência o não retorno de cinco cursos que estão suspensos devida a avaliação obtida no Enade, entre eles o de Geografia no Campus da UEG em Pires do Rio.

O documento ainda aponta uma relação de 30 cursos superiores oferecidos pela Universidade que estariam ameaçados e deveriam ter a permanência rediscutida. Entre estes cursos estão o de Historia em Pires do Rio e dos de Pedagogia e Administração no Campus da UEG em Silvânia.

A comissão ainda apontou em seus relatório análise sobre a situação das 57 unidades da Universidade Estadual de Goiás e sugeriu que sejam rediscutidas a existência de 15 Campus, entre eles o de Silvânia.

Com relação aos Campus o documento levou em conta quatro critérios: unidade sem sede própria, com menos de três cursos, com menos de 25% de professores efetivos e por fim os localizados em cidades com menores populações. Além de Silvânia a comissão de redesenho da Universidade Estadual de Goiás sugere estudo sobre a permanência da unidades de São Miguel do Araguaia, Campos Belos, Crixas, Edéia, Niquelândia, Pirenópolis, Sancrelândia, Goianésia, Itapuranga, Jataí, Jussara, Mineiros, Senador Canedo e Minaçu.

O relatório da comissão será agora submetido à análise de administração e do Conselho Universitário da UEG. Para ter efeito no orçamento da instituição do próximo ano é necessária uma tomada de decisão até a publicação do edital de convocação do vestibular 2020 que geralmente ocorre entre os meses de agosto de setembro.

A Faculdade de Ciências Agrárias e Letras Padre Lobo, de Silvânia, foi criada em 1997 por Decreto do então governador do Estado Íris Resende, ainda como unidade da Uniana – Universidade Estadual de Anápolis, transformada depois em Universidade Estadual de Goiás pelo governador Marconi Perillo. Em 2001 começou a funcionar com o projeto de formação de professores, a Parcelada de Pedagogia. O primeiro curso regular foi o de Licenciatura em Informática, no ano de 2005. Posteriormente foi implantado o curso de administração e mais recentemente o de pedagogia. Hoje o Campus Silvânia da UEG conta com quatro turmas de administração e quatro de pedagogia. São 37 funcionários sendo 19 do corpo docente e 17 administrativos.

A diretora da UEG de Silvânia, Leandra Nascimento, informou que desde janeiro vem mobilizando autoridades no sentido de evitar mudanças no Campus Silvânia. Ela disse que com a apresentação do relatório da Comissão de Redesenho da Universidade Estadual de Goiás a direção do Campus tem até 10 de maio para apresentar suas contestações.

* Com informações de O Popular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *