Projeto Montserrat nos Trilhos de Goiás chega a Silvânia e Vianópolis no final de semana

Durante o mês de março, o projeto Montserrat nos trilhos de Goiás irá percorrer os caminhos da Estrada de Ferro pelo interior goiano. A proposta é o resultado do extenso trabalho de pesquisa do Grupo Uccelli, que apresenta uma série de concertos de repertório medieval e renascentista, aproximando o estilo musical da cultura brasileira por meio da ocupação artística que coloca as estações ferroviárias como palco para a combinação de voz, viola de roda, flautas, rabecas, espineta e percussão.

As apresentações passarão pelas cidades goianas de Urutaí, Silvânia, Vianópolis e Goiandira, retomando o percurso da Estrada de Ferro de Goyaz e a história da política desenvolvimentista dos anos 1930, com a Marcha para o Oeste, com a proposta de despertar o público para um gênero musical pouco conhecido em paralelo à necessidade de se preservar a memória cultural.

Em Silvânia, o projeto acontece neste domingo, dia 19, na estação “Caturama”. De acordo com o secretário de cultura, turismo e juventude, professor Valdir Rosa, o concerto está previsto para início às 20h.  Já em Vianópolis, a apresentação musical será no dia 25, um sábado, também às 20h.

Ambos os eventos serão gratuitos.

Conheça mais

O Grupo Uccelli surgiu em 2013 com um trabalho pioneiro em Goiás, cujo objetivo é unir o conhecimento teórico e prático de obras consagradas através do tempo, proporcionando, por meio da rica sonoridade dos instrumentos medievais, um diálogo constante entre passado e presente, sacro e secular, cultura popular e erudita. O projeto Montserrat nos trilhos de Goiás é uma idealização de Beatriz Pavan e Cristiane Carvalho, com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e apoio do Iphan, por meio do Iphan/GO, como parte das comemorações dos 80 anos da instituição.

Fonte: Rafael Cintra, com informações do portal.iphan.gov.br
www.diariodebonfim.blogspot.com.br Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *