Programa Bombeiros Mirins de Silvânia retorna em março e passa para o Atenas Club
Com a inauguração das obras de reforma e revitalização do Atenas Clube de Silvânia, nesta sexta-feira, 11, as atividades e treinamentos do Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM) passam a acontecer nas novas instalações.
Promovido pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, em parceria com a Prefeitura Municipal, o PROEBOM ainda não tinha uma sede própria. Em 2018, os alunos do programa participaram das atividades na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Nos anos anteriores, o Aprendizado Marista Padre Lancísio cedia o espaço para o PROEBOM.
Agora, o Bombeiro Mirim está oficialmente instalado no Atenas Clube. De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Silvânia, Tenente José Henrique Bandeira, a corporação recebeu com muita alegria a mudança do programa para o Athenas. Ele afirma que o espaço do clube é excelente para as atividades e treinamentos oferecidos pelo PROEBOM.
Tenente Bandeira disse o edital para a inscrição dos alunos para o Bombeiro Mirim em 2019 está sendo elaborado e as aulas devem iniciar em março. Ele adiantou que, neste ano, o programa irá ser realizado somente no período da tarde. O comandante explicou que devido às várias demandas da corporação em Silvânia, ficou inviável continuar com o programa nos períodos matutino e vespertino, como aconteceu até o ano passado. Com as atividades concentradas em apenas na parte da tarde, Tenente Bandeira garantiu que serão oferecidas melhores condições para oferecer instrutores, transporte e alimentação para os alunos atendidos pelo PROEBOM.
O Programa Educacional Bombeiros Mirim atende crianças entre 12 e 13 anos. Voltado para estudantes carentes, o programa aborda temas como: noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito, evitando e/ou minimizando o índice de acidentes; o meio ambiente e os cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; os principais aspectos de higiene e prevenção de doenças; entre outros.
As instruções têm como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano com a apresentação e a motivação de valores, tais como: disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos e à natureza e a prática da solidariedade. (Fonte: Rádio Rio Vermelho)