Prefeito de Gameleira de Goiás anuncia suspensão do Concurso Público por 90 dias
O prefeito de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares Júnior, anunciou nesta terça-feira, 10 de março, que o Concurso Público para preenchimento de 51 vagas na administração municipal está suspenso por 90 dias.
Em entrevista a rádio Rio Vermelho FM, Wilson Júnior afirmou que a Comissão Organizadora do certame, realizado em dezembro de 2019, decidiu pela suspensão até que a Polícia Civil e o Ministério Público finalizem as investigações sobre as denúncias de fraudes apresentadas após a divulgação do resultado.
O prefeito disse que a decisão de suspender o Concurso Público por 90 dias foi tomada no decreto nº 54/2020, publicado no dia 19 de fevereiro. Segundo ele, a suspensão está em vigor até que sejam apuradas as denúncias de fraude no resultado das provas.
Wilson também afirmou que não seria viável realizar novas provas sem a apuração das denúncias apresentadas por candidatos ao MP e Polícia Civil. O prefeito explicou que se forem comprovadas irregularidades no Concurso, novas provas serão aplicadas. Se não for comprovada fraude, o Concurso será homologado e os candidatos aprovados serão convocados para assumir os cargos.
Entenda o caso
No dia 22 de dezembro de 2019, mais de 3.500 candidatos fizeram as provas do Concurso Público da Prefeitura de Gameleira de Goiás, que oferecia 51 vagas em diversas áreas da administração pública. O resultado foi divulgado no dia 13 de janeiro de 2020.
Após a divulgação do resultado final, candidatos do Concurso apresentaram denúncias de irregularidades no certame ao Ministério Público da Comarca de Silvânia, também responsável por Gameleira de Goiás. O Ministério Público então acionou a Polícia Civil para iniciar as investigações.
No dia 21 de janeiro, foi realizada uma reunião entre então a promotora de Justiça de Silvânia, Dra Maísa Morgana Chaves Torres, o delegado da Polícia Civil de Silvânia, Dr. Leonardo Barbosa, e o prefeito de Gameleira, Wilson Tavares Júnior, para discutir esse assunto. Durante a reunião, a Dra. Maysa sugeriu o cancelamento do Concurso.
Em entrevista à Rio Vermelho FM no dia 23 de janeiro, o prefeito Wilson Júnior afirmou que iria acatar a recomendação do Ministério Público, cancelando o concurso e que novas provas para os candidatos inscritos seriam aplicadas no mês de março. ( Fonte: Rio Vermelho FM )