Para defender tratamento à base de células tronco, silvaniense participa hoje de audiência com o Ministro da Ciência e Tecnologia

Acompanhada da senadora Mara Gabrili (PSDB-SP) e do Dr. Gerson Chad, pesquisador da Universidade de São Paulo, a silvaniense Gisele dos Santos Silva Pletsch participa nesta terça-feira, em Brasília,  de audiência com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. O grupo vai apresentar ao ministro projeto desenvolvido pelo pesquisador Gerson Chad sobre tratamento a base de células tronco.

Em 2015  Gisele embarcou com o filho Daniel, na época com três anos de idade,  para a Tailândia, onde o garoto se submeteu a um tratamento para combater uma doença chamada toxoplasmose congênita. Daniel tem hidrocefalia, não consegue andar, falar, sentar, nem mover as pequenas mãos. Os efeitos incluem convulsões e retardo motor e psíquico. Após o tratamento de um mês no país asiático ele retornou ao Brasil onde dá prosseguimento com medicamentos e fisioterapia, apresentando consideráveis melhoras.

Gisele, Mara Gabrili e o Dr. Gerson Chad vão apresentar ao Ministro Marcos Pontes resultados de pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo sobre o uso de células tronco em tratamento médico e já desenvolvido em 28 pacientes como experimento. Segundo Gisele este tipo de tratamento não só pode ser feito no Brasil através de pesquisas e não como tratamento na rede de saúde.

O grupo quer mostrar ao governo federal a importância de destinar recursos e investimentos em pesquisa até chegar ao ponto de se realizar tratamentos na áerea neurológica aqui mesmo no Brasil.

Desde que decidiu buscar o tratamento para o filho Daniel na Tailândia, a silvaniense Gisele dos Santos Silva Pletsch passou a estudar e traçar experiências com diversas pessoas que vivem o mesmo problema.  Neste intercâmbio ela conheceu Mara Gabrilli, então deputada federal pelo Estado de São Paulo, que é tetraplégica. Eleita senadora no ano passado Mara se interessou pela causa, buscando caminhos para facilitar o tratamento aqui no Brasil

A audiência do grupo do o Ministro Marcos Pontes será na tarde desta terça-feira.

(Foto: Arquivo particular)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *