Obra de asfaltamento da GO 147, Silvânia/Bela Vista de Goiás, começa no sábado, dia 4
O Instituto Para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás ( Ifag ) e o Governo do Estado, através da Goinfra, realizam no sábado, 4 de outubro, a solenidade de início da obra de pavimentação asfáltica da rodovia GO 147, de Bela Vista de Goiás até a GO 010, em Silvânia.
A solenidade será às 10:30 horas no canteiro de obras, na Rua Santos Dumont, Conjunto Bela Vista, em Bela Vista de Goiás.
O contrato para a obra foi assinado pelo IFAG e a Construtora CCB no dia 16 de setembro ( foto ).
A obra em toda a extensão desse trecho da rodovia, de 46,3 quilômetros, terá investimentos de R$ 152 milhões, recursos oriundos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), abastecido pela contribuição dos produtores rurais de Goiás. O orçamento inclui uma ponte de concreto de 50 metros de extensão sobre o Rio dos Bois.
Estudo de impacto econômico conduzido pelo Ifag aponta que a estrada vai atender a 6.457 imóveis rurais num raio de 25 quilômetros nos municípios de Bela Vista, Silvânia, Hidrolândia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Vianópolis, Leopoldo de Bulhões, Piracanjuba, Caldazinha e São Miguel do Passa Quatro.
O mesmo estudo conclui que o asfalto tem a capacidade de ampliar o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VPB) do atual R$ 1,4 bilhão para R$ 2,2 bilhões no futuro. A área impactada pela rodovia possui 327 mil hectares, 310 mil em produção efetiva, e a pavimentação da GO-147 abre perspectivas de ampliação dessa área em mais 117 mil hectares (ha).
Desses 310 mil hectares em produção agropecuária, a maior parte é destinada a pastagens, 98 mil, e soja, 90 mil. O milho corresponde a 63 mil hectares e 43 mil são ocupados com um mosaico de usos. A renda gerada pela soja alcança R$ 715 milhões. Pelo milho, R$ 376 milhões e pelo gado, R$ 263 milhões. A partir da chegada do asfalto, o Ifag projeta que a soja passe a render R$ 1,27 bilhão e o milho alcance R$ 602 milhões. A pecuária, substituída em parte por lavouras, mais rentáveis, terá uma redução da renda, para R$ 227 milhões.
Hoje a GO-147 abriga 38.963 caminhões pesados, transportando 1,52 milhões de toneladas de cargas agrícolas. Com o pavimento, o tráfego de carretas deve crescer 42,8%, para 55.631 caminhões, com 2 milhões de toneladas de produtos. O estudo rodoviário considera apenas o incremento relativo às 6.457 propriedades pesquisadas, sem considerar o aumento de tráfego a partir da interligação com outras rodovias.
A pavimentação da GO-147 faz parte do Termo de Cooperação 001/2025 firmado entre o Ifag e o Governo de Goiás para a pavimentação de sete trechos em seis rodovias estaduais.
( com informações da Comunicação do Sistema FAEG/SENAR/IFAG – Foto: Fredox Carvalho/Faeg)