Lei garante leito separado para mães que perdem bebês em Catalão

Catalão deu um importante passo na garantia de direitos para mulheres e mães. A cidade agora conta com uma lei que assegura a oferta de um leito separado para mães que perdem seus bebês, seja durante a gestação ou logo após o nascimento.

Antes da criação da norma, essas mulheres enfrentavam a dor do luto dividindo o espaço com mães que acabavam de dar à luz, tendo que lidar com o choro dos bebês e os cuidados maternos que elas não poderiam vivenciar.

Essa situação, considerada extremamente sensível, poderia intensificar o sofrimento, dificultar o processo de luto e até desencadear problemas psicológicos graves, como depressão, transtornos de ansiedade e estresse pós-traumático.

O Projeto de Lei nº 4321, sancionada em 20 de fevereiro de 2025, é de autoria da vereadora Rosângela dos Diabéticos e integra a Mobilização Catalana pela Saúde Mental Materna, idealizada e coordenada pela psicóloga Samara Pazeta Gomes, representante municipal do Maio Furta-Cor, e por Marília Gabriela Alencar de Morais, docente da Universidade Federal de Catalão e organizadora da Mobilização.

Com a aprovação da lei, o próximo passo é garantir sua aplicação. Para isso, a vereadora Rosângela e a psicóloga Samara Pazeta iniciarão visitas a hospitais e planos de saúde para divulgar a nova legislação e assegurar seu cumprimento.

A iniciativa reforça a importância do acolhimento e da humanização no atendimento às mulheres em situação de perda gestacional ou neonatal. A população pode contribuir divulgando essa conquista e garantindo que o direito seja respeitado. ( Fonte: Zap Catalão – Foto: Reprodução Redes Sociais )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *