Instituto Auxiliadora completa 85 anos nesta quarta-feira

O Instituto Auxiliadora, escola salesiana de Silvânia, completa 85 anos de fundação nesta quarta-feira. O educandário começou a funcionar em 15 de março de 1932.  A escola de freiras chegou a cidade pelas mãos de Dom Emanuel Gomes de Oliveira,  arcebispo de Goiás, que aqui já tinha instalado o Ginásio Anchieta.

Em uma viagem a São Paulo, no início da década de 30, o religioso fez o convite às Irmãs Salesianas para vierem a então Bonfim, hoje Silvânia, para ajudar a propagar os ideais de Dom Bosco.  Ficou acertado que a Madre Francisca Lang, superiora da congregação, viria a Goiás para conhecer e decidir sobre uma possível instalação de uma escola.  E assim aconteceu. A Madre veio à Silvânia em 1931 e no início de 1932 chegaram as primeiras irmãs já com a missão de iniciar as atividades escolares.

As primeiras irmãs  que chegaram a Silvânia foram Virgínia Maraca, nomeada diretora da nova escola, Zoé Versani, Maria Luíza Silva e Elvira Silva.

Recebidas com festa na cidade, as religiosas se instalaram em um casarão, na Praça do Rosário, onde também funcionou de início a escola.  Este casarão é onde hoje esta a prefeitura municipal. Assim, em 15 de março de 1932 o colégio iniciou suas atividades em instalações provisórias.

Ainda neste ano o fazendeiro José Lousa, que era pai de uma irmã salesiana, Irmã Dináh, fez a doação de um terreno para a construção definitiva. Este local era um grande terreno vazio, utilizado como pasto e que ficara em frente ao hospital da cidade, hoje Avenida Dom Bosco.

Em fevereiro de 1935 deu-se início à construção do prédio onde hoje está instalado o Instituto Auxiliadora.  A construção seguiu de forma lenta e em maio de 1937 todas as atividades escolares e a residência das irmãs foram transferidas para o local definitivo, ainda em obras. O educandário já funcionava com externato e internato.

Em março de 1943 o colégio recebeu o nome de Ginásio e Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora. Já em dezembro de 1973 veio a denominação atual: Instituto Auxiliadora.

Até o ano de 1976 o Instituto Auxiliadora era uma escola particular. Somente neste ano veio o convênio com a secretaria estadual de educação.

Hoje a escola salesiana tem 968 anos e atende desde o maternal até o ensino médio, nos turnos matutino e vespertino.

A atual diretora é a Irmã Hélia Monteiro. Natural de Silvânia ela salienta que a história do Instituto Auxiliadora se confunde com a história de Silvânia.  A religiosa enfatiza a grande missão do educandário: educar evangelizando

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *