Governo de Goiás vai estadualizar quatro hospitais do interior
O governo de Goiás passará a gerir quatro hospitais no interior do Estado com foco na regionalização e integração do combate à Covid-19. São eles: Hospital Municipal de Formosa; Hospital das Clínicas Drº Serafim de Carvalho, de Jataí; Hospital Municipal de Luziânia; e Hospital Municipal Geraldo Landó, de São Luís de Montes Belos. O projeto de Lei que autoriza a ação foi aprovado na noite desta quarta-feira (8/4) pela Assembleia Legislativa e segue para sanção do governador Ronaldo Caiado.
Segundo o governo do Estado, as unidades de saúde serão transformadas em Hospitais de Campanha, com atendimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e exclusivo a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. “Nossa estrutura hospitalar está à frente do número de contaminados”, disse Caiado sobre a realidade do Estado.
Integração da rede
No projeto enviado à Assembleia, a Governadoria ressaltou que a estadualização robustece o processo de regionalização e integração das ações e serviços de saúde em tempos de pandemia.
O governador Ronaldo Caiado solicitou que a matéria fosse apreciada em caráter de urgência pelo legislativo. Os parlamentares se reuniram em sessão remota, nesta quarta-feira, para apreciar e votar o projeto.
Antes da aprovação pela Assembleia, as câmaras municipais de Jataí, Formosa, Luziânia e São Luís de Montes Belos já haviam aprovado legislações autorizando o Estado a absorver as atividades de cuidados em saúde realizadas pelas unidades. ( A Redação )