Fazendeiro é multado por desviar água do Rio Araguaia

Um fazendeiro de Jussara (GO) foi indiciado por crime ambiental na segunda-feira (7/3). De acordo com a Polícia Civil, ele captava água do Rio Araguaia de forma irregular. O suspeito foi multado em mais de R$ 4,3 milhões.
O fazendeiro de 60 anos é dono de duas fazendas na região. Estima-se que, por hora, eram captados 11 mil metros cúbicos de água e distribuídos entre as propriedades. A Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) foi a responsável por apurar o crime.
De acordo com o delegado Luziano Carvalho, dos 29 pivôs de irrigação encontrados na propriedade, quatro estavam em áreas de preservação permanente, além de oito barragens construídas sem licença, e um canal para captação direta de água, com oito quilômetros de extensão e capacidades de vazão de 11 mil metros cúbicos de água por hora.
Após a instauração de vários inquéritos, ficou esclarecido que o autor iniciava suas atividades sem licença, e depois procurava legalizá-las de forma fracionada para não levantar maiores suspeitas.
Outros inquéritos foram abertos – em ações conjuntas entre Polícia Civil, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e Polícia Técnico-Científica – ficou constatado que ele também cometeu outros delitos ambientais.
* Informações do site www.aredacao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *