Educação ambiental é destaque do Programa Ser Natureza em Leopoldo de Bulhões e Bonfinópolis
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, alunos, professores e autoridades dos municípios de Leopoldo de Bulhões e Bonfinópolis participaram de atividades desenvolvidas nas escolas municipais e pela comunidade local. As atividades integram o Programa Ser Natureza, desenvolvido pelo promotor Rafaello Boschi Isaac nos dois municípios da comarca, com o apoio técnico da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej) e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.
Em Leopoldo de Bulhões, alunos das Escolas Municipais Amaro Gonzaga e Vespasiano Ferreira da Costa, Escola Estadual Geralda Luzia Vecce e do Centro de Educação Moderna participaram do plantio de espécies nativas do Cerrado (landim, sangra d’água e buriti) no Parque Ecológico Municipal, localizado às margens do Ribeirão dos Bois. Por articulação do Ministério Público, o parque, que fica em uma área de preservação permanente, foi cercado. Esta providência visa impedir, especialmente, o descarte de entulhos e a entrada de gado no local.
Conforme destacou o promotor, esta ação, apesar de simbólica, marca a preocupação de toda a comunidade em preservar o meio ambiente e garantir a preservação do ribeirão, responsável pelo fornecimento de água de Leopoldo de Bulhões. Ele destacou ser fundamental o apoio da escola, por meio dos alunos, professores e pais para a revitalização do parque ecológico municipal. Segundo detalhou, este trabalho de preservação ambiental vai começar pela recuperação e revitalização do parque e, de forma simultânea, será iniciada as ações de coleta seletiva, além da recuperação de nascentes do Ribeirão dos Bois.
O prefeito Alécio Mendes também agradeceu a empenho da comunidade escolar e, em especial, o empenho do promotor em trazer para o município um projeto que beneficiará toda a comunidade. Assim como o prefeito, os secretários de Educação, Claudionor Gonçalves Lacerda; de Meio Ambiente, Sérgio Lacerda, e de Transporte, Carlos Pires, manifestaram apoio ao projeto e disposição de contribuir com o que couber ao município.
Foi esclarecido ainda que o Código de Posturas Municipal prevê proteção de uma área de 100 metros a partir da nascente de água, uma amplitude bem maior do que a exigência ambiental. Além disso, a Saneago já elaborou o projeto técnico das nascentes, da captação até a última fazenda, num trecho de três quilômetros, o qual abrange oito propriedades rurais.
O vereador Ronaldo Quadros também manifestou o apoio da Câmara Municipal de Leopoldo de Bulhões, destacando que iniciativas como esta são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do município. Para a professora Márcia Gleria, esta proposta é como uma semente: “se soubermos cuidar, ela vai florescer e dar sombra e frutos, beneficiando todos nós”. Antes do plantio das mudas, os alunos apresentaram canções sobre a conscientização ambiental e a necessidade de preservação do ribeirão.
Bonfinópolis
Em seguida ao plantio de mudas em Leopoldo de Bulhões, o promotor Rafaello Boschi seguiu para a participação no 1º Encontro de Educação Ambiental de Bonfinópolis. O evento foi organizado pela secretária de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Eliete Alves de Amorim, e contou com a participação do prefeito Kelton Pinheiro e dos secretários de Educação, Gleicy Leonel Silva, e de Saúde, Wesley Alves Quinta, integrantes da Agente Ambiental Mirim, da coleta seletiva, além de outras autoridades do município.
Em sua fala, Rafaello reconheceu o empenho do município no desenvolvimento de políticas públicas de preservação e educação ambiental. “A minha preocupação é estar presente na comunidade, o que está sendo possível por meio da atuação extrajudicial, a qual tem sido apoiada pelo município”, afirmou. Em Bonfinópolis, o Ser Natureza tem atuado no apoio à adequação da gestão de resíduos sólidos. Conforme detalhado, como o município já tem propostas de políticas públicas nesta área, o projeto tem buscado contribuir para a implementação e efetividade das ações.
O secretário Wesley Alves detalhou que a Secretaria de Saúde tem desenvolvido a questão ambiental relacionada à saúde pública, como a atuação dos agentes de endemias, a coleta e correta destinação de pneus usados, entre outras ações. A secretária de Educação, Gleicy Leonel, destacou que a rede municipal tem trabalhado o tema da preservação ambiental em todas as unidades escolares, convidando as representantes das escolas para apresentação de seus projetos.
Integrando a programação do encontro, as escolas municipais João Natal e Hermínio Lemes Vilson Gonçalves, além dos Centros Municipais de Educação Infantil Regina Cândida e Maria Senhorinha de Oliveira apresentaram as ações de educação ambiental que estão sendo desenvolvidas com a comunidade escolar. As crianças apresentaram, inclusive, a música que virou o jingle da coleta seletiva no município. A canção, composta pelos alunos, é colocada para anunciar que o veículo da coleta está passando.
* Fonte: Portal do Ministério Público