CBF divulgará novo calendário de competições nesta quarta-feira
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgará, nesta quarta-feira (01/10), o novo calendário de competições do futebol brasileiro, que entrará em vigor a partir do ano que vem. O anúncio acontecerá às 10h, na sede da entidade, na cidade do Rio de Janeiro, e promete ter mudanças significativas.
Em agosto, Samir Xaud, presidente da entidade, afirmou que as mudanças eram necessárias por conta do cronograma apertado de jogos no país. O dirigente prometeu que o novo calendário seria divulgado de forma oficial dentro de 60 dias.
A expectativa é de que os campeonatos estaduais sejam os maiores afetados pelas mudanças. Isso porque, atualmente, de uma forma geral, estas competições chegam a ter entre 15 e 16 datas. A tendência é de que esse número seja reduzido para 11.
A Copa do Brasil é outra que também pode sofrer alterações. Existe uma discussão para que que o torneio seja disputado em jogo único até a fase semifinal, deixando apenas a final no atual formato, em ida e volta. Há também a possibilidade da decisão acontecer em partida única, em campo neutro.
Além delas, as competições regionais “Copa do Nordeste” e “Copa Verde” podem ter novidades. A primeira por ter um novo formato, com 20 clubes divididos em quatro chaves. Já a segunda, que conta com a presença do futebol goiano, pode ter Estados sendo representados por mais de um clube.
Quem também pode aumentar a sua lista de equipes participantes é a Série D, que saltaria de 64 para 96 times a partir de 2026. A proposta de ampliação é uma alternativa ao pedido de criação da Série E, que não está nos planos da CBF neste momento. No entanto, a possibilidade tem dividido os clubes.
Confira as possíveis mudanças no calendário de competições da CBF para 2026:
Estaduais: diminuição de 16 para 11 datas
Copa do Brasil: mais fases em confrontos de jogo único
Copa do Nordeste: mudança de formato
Copa Verde: mudança de formato e mais clubes
Série D: ampliação de 64 para 96 clubes
( Mais Goiás )