Organização define data fixa para o Bloco do Id a partir de 2026
O Bloco do Id, tradicional carnaval fora de época de Silvânia, terá a partir de 2026 uma data fixa no calendário da cidade, o primeiro sábado de maio. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30) pela organização do evento, que acontece desde 2013 e a cada ano atrai um número maior de foliões.
A decisão de estabelecer uma data fixa tem como objetivo fortalecer a tradição do Bloco, facilitar a participação popular e a organização logística.
Animado por trios elétricos, charanga com instrumentos de sopro e percussão, além dos famosos “bonecões” dos homenageados, o Bloco percorre ruas e avenidas da cidade, saindo do Estádio Municipal João Caixeta, o Caixetão, até a Praça do Rosário.
O Bloco do Id nasceu com o objetivo de valorizar figuras importantes da história local. Desde então, já homenageou personalidades como: Id (que dá nome ao Bloco), Dona Negrinha da Carlota, Dito Sacristão, Isaura Enfermeira, Professor Orlandino, Ana Maria do Afonso, Dr. Jorge Chadud, Tia Corina, Brasilino, Dona Luzia da Máquina de Arroz e o radialista Linão.
Homenageada de 2026
Em sua próxima edição, o bloco prestará homenagem à Maria Neri Silva Abreu, conhecida como Dona Neri. Natural de Corumbá de Goiás, ela se mudou para Silvânia ainda na infância e considera-se silvaniense de coração.
Ao lado do marido, o Sr. Sinhô, Dona Neri construiu sua família em Silvânia e deixou uma importante contribuição cultural para a cidade, ela é a autora do Hino de Silvânia.
( Por Edmar Oliveira – do Portal Rio Vermelho FM – Foto: Reprodução Instagram/Bloco do Id )