Goiás inicia campanha de vacinação contra febre amarela

Começou nesta segunda-feira (29) a Semana de Vacinação contra a Febre Amarela em Goiás. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai até sexta-feira (3) e tem como objetivo incentivar os municípios a ampliar a adesão da população e reforçar a proteção contra a doença.

Atualmente, a cobertura vacinal em Goiás é de 71,66%, abaixo da meta ideal de 95%. No Brasil, a taxa está em 73,11%.

A campanha ocorre em meio ao registro de casos de febre amarela em macacos no estado. Neste ano, já foram confirmados cinco casos, sendo dois em Abadia de Goiás, um em Goiânia, um em Guapó e outro em Firminópolis. Há ainda uma investigação em andamento no zoológico da capital.

Conforme a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, mesmo sem registros recentes em humanos, sendo o último em 2017, a vacinação é fundamental. “Estamos novamente com a circulação do vírus no Estado. Por isso, é urgente que todos atualizem o cartão de vacinas”, reforçou.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de imunização infantil, sendo aplicada aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. A partir dos 5 anos, quem ainda não se vacinou deve receber uma dose única. ( Mais Goiás  – Foto: Divulgação )

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *